08 setembro, 2010


Na Rua Maria Alda Barbosa Nogueira e Rua Vice-Almirante Azevedo Coutinho (paralelamente às Pracetas Libânia do Carmo Galvão e Virgínia de Moura), o acesso às garagens dos edifícios é composto por pedra de calçada.


Estes acessos, embora sinalizados com traçado amarelo a fim de impedir a permanência ou estacionamento indevido na área, não se revela eficaz no quotidiano.

Em Julho de 2006 foi solicitado junto da Junta de Freguesia da Falagueira a colocação de pináculos. Em resposta, informaram-nos que: "Quanto à colocação de pináculos na Rua Maria Alda Barbosa Nogueira, não vimos ser necessário a colocação dos mesmos. Se os moradores impedem o acesso a garagens e a livre circulação de pessoas e bens, aconselho V. Exa., quando necessário, a recorrer à PSP".

Com efeito, a intervenção para a colocação de pináculos veio a ocorrer em Setembro de 2008 como aqui demos a conhecer.

Porém, esta intervenção só sanou parte do problema, uma vez que somente restringiu a área de estacionamento indevido no passeio, mas não demoveu os automobilistas.

Desta forma, e uma vez que o problema subsiste, foi explanada junto da autarquia em Fevereiro de 2010, uma alternativa que poderia trazer resultados benéficos.

Tendo em conta a realidade diária na Urbanização, que é caracterizada por automóveis estacionados nos acessos às garagens, os transeuntes não podem circular livremente sobre a plenitude do passeio, tendo por isso que se locomover junto aos portões das garagens.

Trata-se de um cenário perigoso, visto que os condutores que pretendem sair das suas garagens não possuem visibilidade periférica suficiente.
Tendo como exemplo a situação descrita, e embora a velocidade de marcha seja ainda lenta, não são poupados diariamente imensos sustos uma vez que as pessoas agem com surpresa quando vêem um automóvel a poucos centímetros de distância.

A sugestão passa pela substituição do actual pavimento por alcatrão.
Desta forma, tanto os automobilistas como os transeuntes observam com mais claridade que ali se trata de um acesso automóvel e não somente a extensão do passeio, alertando-os tanto para a sua segurança como também para a dos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário